DICA DA NUTRICIONISTA - FITOTERÁPICOS

O uso de plantas medicinais mais conhecidos como fitoterápicos, nos últimos anos, vem se intensificando cada vez mais, possivelmente pela valorização do que é natural, onde acredita-se que “o que é natural não faz mal”.   Contudo, se o consumo desses recursos naturais não for bem orientado, pode levar a graves riscos de contaminação, reações adversas não desejadas, interações entre efeitos de substâncias e com medicamentos convencionais. A fitoterapia é uma ótima opção de tratamento complementar, mas deve ser receitada por profissionais que tenham experiência na sua utilização. O fato de serem produtos naturais não os isenta de causarem efeitos colaterais indesejados.
Muitas campanhas alertam para os riscos à saúde sobre a automedicação e o uso abusivo de medicamentos, mas poucas alertam a respeito do consumo indiscriminado de fitoterápicos e suplementos alimentares.
Ahh sim os suplementos alimentares também entram nessa lista, muitos acreditam que por serem ricos em proteínas derivadas do leite ou termogênicos compostos por cafeína, são produtos naturais e que podem ser consumidos à vontade. Porém a proteína em excesso pode causar desde o simples aumento de peso até uma sobrecarga renal. A cafeína pode alterar os batimentos cardíacos levando até ao infarto e por aí vai..
Suplementos e fitoterápicos devem conter ingredientes seguros para o consumo e devem também serem ingeridos nos horários corretos, de acordo com a individualidade de cada um, para desta forma não ter nenhuma interferência de absorção. Em hipótese alguma deve ser ingerido sem orientação de médico ou nutricionista.  Os agravos à saúde humana podem englobar efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte.
Ingerir muitos fitoterápicos ou suplementos ao mesmo tempo não vai ajudar em nada, pois muitas vezes um interfere na absorção do outro e por fim não terá o efeito desejado.
Ressalto que os fitoterápicos, bem como suplementos alimentares auxiliam na melhora da forma física, mais devem ser combinados com a ingestão de vitaminas e minerais (provenientes da dieta) e em horários corretos para que tenha benefícios.
Por fim, como sempre digo.. mantenha uma alimentação saudável, pratique exercícios e busque a ajuda de um profissional nutricionista para uma suplementação adequada.
Ahhh e desconfie de quem oferece muitos fitos ou suplementos milagrosos pra você, pois tem muita gente de olho no seu bolso e não na sua saúde!

Fica a dica ;)
Beijos da Nutri Thaise!


10 comentários:

  1. muito legal a dica!
    adoro ir nessas lojas e ver cada novidade que nos auxilia!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Interessante conhecer mais sobre esses produtos!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Sempre é bom ter a orientação de um nutricionista, ou mesmo, um médico, quando o assunto é fitoterápico. Não é porque é natural, que não vai fazer mal. Excelente teu post, guria. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. otimas dicas! realmente precisamos de indicação de profissional pra usar tudo, mesmo sendo natural!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei o post muito bem explicado!!!!
    E eu estou pensando em tomar algum suplemento mas vou em um nutricionista primeiro =)

    Beijoss *-*
    ==> Pâm Focada na Dieta

    ResponderExcluir
  6. Pois é Fabi, eu mesma, um tempo atrás, andei tomando uns bagulho por aí que não sei não se fizeram coisa boa. Adorei o post! Beijinho

    ResponderExcluir
  7. eu sempre que via uma novidade ia atrás empolgava e quando via estava tomando umas 6 coisas diferentes no dia e no final não sabia se algo tinha feito efeito. acredito tbm que os fitoterápicos assim como os suplementos ajudam como vc disse só não pode empolgar como eu fiz haha, saudades... bjs

    ResponderExcluir
  8. Lindoonaa voltei..
    Saudades de vir aqui :)

    ResponderExcluir
  9. tdo em excesso faz mal. e o pior é tomar fitoterápico esperando milagre, tipo não se exercitar nem levar a dieta a sério...
    não dá pra brincar com saúde.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela paradinha, comente e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...